top of page

Título da obra: Linha do tempo de D.Sebastião

 

Pintura com tinta acrílica que exibe 3 figuras representando D. Sebastião em três fases da sua vida: menoridade despreocupada, atenta, postura de linhagem;  adultez  de determinação, de decisão, postura de ordenação, de comando, e de intervenção em Alcácer-Quibir; morte, cadáver, postura de defunto cristão.

A segunda figura exibe na coroa as cores que representam a cidade de Lagos, estabelecendo assim nessa fase e através do símbolo de poder a sua decisão de elevar Lagos a cidade.
Os elementos representativos exibem um colorido bastante esbatido, dando assim destaque ao cromatismo da coroa que tem as cores da cidade; laivos de azul claro na menoridade (primeira), incidências de vermelho impetuoso e de conquista (segunda), branco, palidez na morte (última).  No fundo matizado de cinzas procuro transmitir o mito, a dubiedade interpretativa e a opacidade do nevoeiro. 

Título da obra:  Núcleo Sebastiânico

 

Pintura com tinta acrílica que tem como figura central o que denomino de núcleo, a preto e branco, na metade superior a cor azul e na metade inferior a cor amarelo. Estas duas cores (azul e amarelo) são as cores que representam a cidade.

A composição dos elementos tem por objectivo centrar (importância nuclear) a representação de D. Sebastião na cidade de Lagos. A opção das formas e das cores (branco, preto e cinzentos) são, acima de tudo, uma homenagem ao mármore da obra do Cutileiro pelo muito que lhe devo no meu apreço à arte escultórica. Mas, também, representa os movimentos circulares das emoções dos homens numa ambivalência alternada e de constante retorno; ainda movimento estratégico de políticas e batalhas (ataque, defesa, dispersão, concentração) nos constantes jogos de poder.

bottom of page