• Nélia Duarte

não é só a assinatura que vos garante um original.

Porque surgiu em conversa este assunto e porque vivo numa cidade pequena e eu própria percebo muito pouco do comércio de arte, ocorre-me que é importante informar, quem não sabe e tem interesse em saber, que há venda de telas que não são pintadas à mão, em locais muitas vezes insuspeitos, mas sim boas imagens digitais impressas em tela.

Porque muitas vezes pode não ser fácil para o cidadão comum distinguir processos eu vou tentar ajudar como posso e sei auxiliando-me da imagem anexa (montagem de três fotos a telas minhas). 


Observem as lombadas das telas. Por muito cuidado que se tenha a aplicar tinta de uma forma uniforme (quando se faz isso, há quem não faça) depois da obra finalizada, haverá sempre uma mancha ou outra que destoa.

Reparem no verso das telas: por muito limpinho que o artista seja há sempre dedadas e vestígios de tinta que escorreu aquando da pintura.

Por fim, procurem sinais de textura de pinceladas (os pincéis deixam a sua marca em camadas de tinta), ou mesmo lisuras de espátula que correspondam à cor e ao desenho/forma que o pintor criou na tela.


© Nélia Duarte  

Lagos, Algarve

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Vimeo Ícone

NÉLIA

DUARTE